Dicas

Fio Dental: Qual a importância de usá-lo?

Ao longo da infância, vamos aprendendo sobre a importância de alguns hábitos e passamos a reproduzi-los no cotidiano até que se tornem parte da rotina. Provavelmente você também foi ensinado sobre a importância de escovar os dentes, mas, qual atenção foi dada para o fio dental nessa história? Muitas pessoas ainda não adotaram o uso do fio dental como parte da rotina, e isso é resultado da desinformação sobre seus benefícios. Esse fiozinho tão simples pode te ajudar muito a se proteger de alguns problemas bucais. Nesta leitura, a Dra Angélica Ângelo, dentista do Grupo Mais Sorriso, esclarece algumas dúvidas sobre o fio dental e dá dicas para você inclui-lo na higiene oral.

Boa leitura.

Por que usar fio dental?

De acordo com Dra Angélica, não há dúvidas de que “a escova de dentes é uma ferramenta muito importante para a higiene bucal, mas, poucos sabem que sozinha ela não consegue realizar uma limpeza completa. Há lugares que ela não alcança, mas que podem acumular resíduos alimentares. Para limpar esses lugares o fio dental é indispensável, principalmente perto da gengiva.”

Qual a frequência de uso indicada?

“Usualmente, fazemos 3 refeições principais ao longo do dia. Recomendamos o uso do fio dental após duas destas refeições. É muito importante não esquecer de fazer a higiene adequada antes de dormir, porque durante a noite nosso fluxo de saliva fica mais baixo, e o ambiente bucal seco é ideal para a permanência das bactérias. Por isso, trate de ir dormir com os dentes bem limpinhos”, acrescenta a profissional.

Fio dental antes ou depois da escovação?

Para você que ainda não tem o hábito de usar fio dental, mas está disposto a desenvolver, nossa dica é usar o fio dental antes da escovação. Dessa forma é mais fácil lembrar de usar.

Quais problemas previno usando o fio dental?

Você pode evitar pelo menos 4 problemas usando o fio dental regularmente, são eles: placa bacteriana, cárie, gengivite e mau hálito.

Vale a pena lembrar que a gengivite pode evoluir para doença periodontal. Saiba mais lendo esse texto que fizemos sobre o assunto.

E com aparelho ortodôntico, como usar fio dental?

Dra Angélica explica que “durante o tratamento com aparelhos ortodônticos é necessário redobrar os cuidados com a higiene bucal. O uso do fio dental passa a necessitar de um acessório extra, que é o “passa fio”. Ele parece uma agulha de plástico, que vai conduzir o fio dental por baixo do fio do aparelho, de forma que você consiga limpar entre os dentes. Com o uso de aparelho, pode ser necessário, também, utilizar uma escova própria que higieniza melhor.”

Consulte nossos dentistas para obter informações sobre higiene bucal durante o tratamento ortodôntico.

Nossas dicas para incluir o fio dental na rotina:

“Faça lembretes para si mesmo sobre o uso do fio dental, seja colando um post-it no espelho do banheiro, incluindo um lembrete no celular ou levando seu kit de higiene bucal com você, para garantir os cuidados mesmo quando fizer refeições fora de casa”, finaliza a dentista.

Instruções de uso do fio dental:

1- Puxe um pedaço com aproximadamente 20cm.

2- Enrole as pontas nos dedos indicadores para controlar o movimento do fio dental, deixando um espaço longo que você vai usar para passar nos dentes.

3- Passe o fio suavemente entre os dentes movimentando para cima e para baixo para remover os resíduos.

4- Terminando de passar, enrole a parte suja no dedo indicador direto e solte a parte limpa do dedo esquerdo.

5- Repita em todos os dentes com suavidade para não machucar a gengiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *